Qualidade musical, performances espetaculares e fãs engajados fazem das parcerias com artistas sul-coreanos uma jogada certeira.
As colaborações entre artistas da música são uma estratégia muito interessante de inovação do repertório e da abertura para novos fãs. A união pode acontecer dentro de um mesmo gênero musical ou de opostos, criando canções e apresentações memoráveis!
A prática do feat com Idols, sobretudo os ligados ao K-Pop é um sucesso praticamente garantido, o que fez esse tipo de projeto decolar e aparecer cada vez com mais frequência na mídia.
Ontem (07) o feat inesperado entre Jisoo (BLACKPINK) e Zayn Malik foi anunciado, deixando os fãs e todas as redes sociais empolgados com a ideia. A dupla lançará esta faixa digital no dia 10 de outubro, marcando a primeira parceria musical entre eles. O anúncio foi feito pelos dois artistas em seus perfis, com teaser e pôster promocional, gerando grande repercussão coletiva.

A prévia divulgada traz um refrão que pode ser viral, o que gerou bastante expectativa no público global. O clipe oficial será dirigido por UnderWonder Content, conhecidos por trabalhos com Jungkook do BTS e Lady Gaga.
Outro caso igualmente impactante foi o lançamento de Apt., feat entre Rosé, do BLACKPINK, e Bruno Mars. Chegou à mídia há quase um ano, em outubro de 2024, e rapidamente se tornou um dos maiores sucessos musicais internacionais.
Esse foi o primeiro single de Rosé desde que anunciou seu álbum solo, Rosie, lançado em dezembro. A repercussão foi enorme: o vídeo alcançou 200 milhões de visualizações em apenas 11 dias, posteriormente batendo o recorde de 500 milhões e ultrapassando um bilhão de views no YouTube em 105 dias, se tornando o MV de música solo feminina de K-pop mais rápido a bater esse marco. A música liderou paradas globais, ficando 12 semanas no topo da Billboard Global 200, além de alcançar o primeiro lugar em mais de 50 países. Além disso, também levou prêmios internacionais e segue sendo relembrada nas playlists.
No caso de grupos de K-Pop, o feat entre BTS e Halsey em Boy With Luv marcou uma importante união entre o K-Pop e o “pop ocidental”. A faixa foi lançada abril de 2019 como o principal single do EP Map of the Soul: Persona.
O videoclipe foi um grande sucesso, atingindo 74,6 milhões de visualizações no YouTube nas primeiras 24 horas, estabelecendo um recorde na época como o vídeo que mais rapidamente alcançou esse número de views. Em duas horas, a música já havia acumulado três milhões de curtidas.
O grupo promoveu a música em diversas plataformas, incluindo uma apresentação no programa Saturday Night Live e no Billboard Music Awards de 2019, onde também recebeu prêmios. Boy With Luv quebrou recordes em programas musicais no mercado sul-coreano e alcançou o topo em várias paradas musicais globais, demonstrando o impacto cultural e comercial dessa parceria.
Já em 2025, a surpresa veio do Brasil: feat entre Pabllo Vittar e o grupo NMIXX. MEXE foi muito bem recebida por fãs tanto da diva pop brasileira quanto das Idols sul-coreanas.
A colaboração nasceu de uma admiração mútua, especialmente quando uma das integrantes do NMIXX, Lily, demonstrou sua fandom por Pabllo durante uma visita ao Brasil em 2025. O single “MEXE” representa, então, uma fusão cultural potente entre o K-Pop e o funk brasileiro. Assim como aconteceu com a colaboração entre Anitta e o grupo TXT, com a faixa Back For More. A música e o MV ganharam a participação da cantora, que esteve em Seoul para concretizar essa parceria de sucesso. Nesse caso, há uma versão com a presença de Anitta e outra somente com as vozes dos cinco membros do TXT.
Há outros vários casos que mostram como a parceria com artistas do K-Pop é uma receita de sucesso, como as parcerias com Jungkook, Jimin, J-Hope e Suga do BTS, MONSTA X, GOT7.
Vários outros artistas de renome internacional também já entraram para essa lista, entre eles Nicki Minaj (EUA), Megan Thee Stallion (EUA), Lil Nas X (EUA), Lauv (EUA), Charli XCX (UK), Charlie Puth (EUA), Aoki (EUA), Becky G (EUA), French Montana (EUA), Wiz Khalifa (EUA), Skrillex (EUA), The 1975 (UK), Anitta (BRA), Latto (EUA) e Usher (EUA).
Qual é o seu feat dos sonhos? E qual é o seu favorito até agora? Por aqui, a lista é infinita! Conta pra gente! Siga o FunFact no Instagram e acompanhe tudo sobre entretenimento pop!
Leia também: Com Hometown, BamBam volta às origens e celebra sua identidade tailandesa

